segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Produção de textos: relato de experiência e notícia


            Com o objetivo de desenvolver competência escritora, o Currículo propõe uma série de atividades de produção de texto. Em Língua Portuguesa, os alunos do 7º ano são motivados a elaborar relatos de experiência, notícias, biografias, tanto na modalidade escrita quanto oral.

            Seguindo as orientações do Caderno 2, especificamente as Situações de aprendizagem 3 e 4, foi solicitado aos alunos que redigissem um relato de experiência vivenciada com animais de estimação, partindo de seu repertório, confirmando sentimentos de que é mais viável que as famílias tenham animais de estimação no lugar de filhos ou revelando uma visão positiva entre homens e animais.

            Em um segundo momento, os alunos leram para toda a turma as suas produções, gerando debate e novos relatos orais. Em seguida, os textos passaram por revisão, a partir de apontamentos sugeridos pelo docente e pelos próprios colegas de classe.

            Sabendo da continuidade da atividade, os alunos selecionaram um relato que fosse o gerador de uma notícia.

            Durante a situação de aprendizagem 4 e dando continuidade à proposta de produção de texto, os alunos escreveram uma notícia a partir do relato selecionado. Eles tiveram de pensar: o que, com quem, quando, onde, como e por que aconteceu o fato relatado, além de pensarem em características específicas do gênero discursivo.

            Os alunos puderam ler sua notícia em voz alta, realizar atividade de refacção e discutir o que era necessário reformular.

            Abaixo segue um exemplo. O primeiro texto trata-se do relato de experiência vivida elaborado pela aluna Michele S. Oliveira e o segundo é uma notícia produzida por Dayane, ambas do 7º ano A.

 
Meu cachorrinho

 
            Meu pai comprou um cachorrinho para mim em 2009. É pinscher e o nome é Bolt.

            Em 2011, quando meu pai estava voltando do trabalho, o Bolt fugiu, mas só percebemos de manhã.

            Era um sábado. Minha mãe, minha irmã e eu fomos procurar nas ruas, perguntamos para as pessoas. Escutamos um latido igual ao dele em uma casa, mas disseram que não era nosso.

            Um certo dia estávamos voltando da igreja, dissemos que era o nosso cachorro. Os donos da casa não queriam entregar o Bolt e pediram dinheiro para devolvê-lo, mas minha mãe pegou o Bolt e meu pai o levou para casa.

  

CACHORRO FOGE E É ENCONTRADO
 

            Na noite de ontem um cachorro chamado Bolt fugiu quando o pai da dona do cachorrinho chegava do trabalho.

            Ela e sua mãe procuraram por muito tempo. Um morador que havia encontrado o cachorro queria recompensa para devolvê-lo. Por fim, elas pagaram para ter o cachorro de volta.

            As vítimas estão felizes com o cachorro e o acusado devolveu o dinheiro para as vítimas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário