terça-feira, 24 de novembro de 2015

ANNA ANTONIO DESENVOLVE PROJETO DE RÁDIO UTILIZANDO TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO

O projeto desenvolvido com a coordenação do professor e jornalista Geofrei Dias transformou os intervalos da escola, trazendo informação e diversão aos alunos utilizando música e reportagens. Os alunos são os protagonistas do programa.

O programa matinal da Rádio `Força Jovem’ realizado por alunos da Escola Estadual Professora Anna Antonio, já faz parte do cotidiano dos estudantes. Todas as manhãs, rotineiramente, durante os intervalos, os alunos da escola aguardam o início da programação e, segundo o professor que coordena o projeto, Geofrei Dias, atrasos geram muita reclamação.
O projeto Rádio Escola teve início no final do primeiro semestre letivo. Geofrei Dias explica que a ideia era utilizar equipamentos sem uso da escola para proporcionar entretenimento e desenvolver habilidades de comunicação de uma forma lúdica que, inclusive foi levada muito a sério pelos integrantes do programa.
“Aliamos o útil ao agradável e criamos um projeto que os alunos da escola têm prazer de realizar e, os ouvintes, de prestigiar”, explica o professor. “O projeto caiu no gosto dos alunos que participam e os que prestigiam. Os estudantes são entrevistados, nos ajudam a escolher as pautas, as músicas e sempre ficam na expectativa de saber se o cantor que eles gostam irá aparecer no programa do dia. Dessa forma, trabalhamos com protagonismo juvenil”.
O professor explica que o uso das tecnologias de comunicação auxilia na produção do programa diário. “Os pedidos de música dos alunos são realizados por uma página criada em uma rede social e, posteriormente, analisados pela equipe do projeto em reunião de pauta realizada todos os dias via aplicativo de celular”, explica Geofrei Dias. “Criamos um ambiente de redação de jornal nos aproximando do cotidiano de um jornalista que trabalha para produzir um programa novo todos os dias. Para contornar o tempo e a distância usamos as tecnologias que todos têm acesso”, completa.
A aluna Thamires Meirelles, integrante do projeto, relata que a rádio é muito importante para os alunos, pois, além de ser um canal de comunicação dentro do ambiente escolar, a rádio incentiva todos a participar das atividades desenvolvidas.
Agatha Vitória, diretora de comunicação do Grêmio Estudantil, e uma das primeiras a integrar a Rádio Escola, convidada pelo coordenador do projeto, Geofrei Dias, explica que aprendeu muito com as atividades de comunicação desenvolvidas pelo professor. “A rádio me ajudou a ser mais desinibida e me comunicar melhor”, explica a jovem jornalista.“Deixei de ter vergonha de falar em público e hoje assumo os microfones sem nenhum problema”.
Geofrei Dias informa que, para os anos seguintes, pretende estender as atividades desenvolvidas incluindo, além da rádio, trabalhos de comunicação em vídeo e, também, escritos para a produção de um website com reportagens realizadas pelos alunos do projeto.

Alunos atuando!

O trabalho e a diversão durante a transmissão da rádio.

Protagonismo 1: entrevistando alunos.

Protagonismo 2: entrevistando o professor Alex, de Matemática.

Professor Geofrei Dias e alunas.


Um comentário:

  1. Realmente é um trabalho diferenciado e muito significativo à comunidade escolar. Envolver-se e propor atividades que exigem muito mais do profissional diariamente, é um privilégio muito grande e, poder contar com tais ações e tamanha pró atividade é certamente um caminho promissor. Parabéns professor, alunos e equipe escolar!

    ResponderExcluir