quinta-feira, 5 de novembro de 2015

GINCANA RECREATIVA E CULTURAL DESENVOLVE APRENDIZAGENS

Os dias 26 e 28 de outubro foram marcados por múltiplas atividades na E. E. Profª Anna Antônio, que sediou a Gincana Recreativa e Cultural. Partindo de um projeto dos professores Carla Ricci dos S. Pires, Erick B. Mendes, Eliane Bertaco e Paulo Chaves, a gincana envolveu todos os alunos, contou com a participação dos docentes e promoveu a integração social.
A atividade foi proposta considerando a necessidade de se desenvolver potenciais de convivência harmoniosa e respeitosa entre os membros da comunidade escolar, bem como de promover aprendizagem significativa. Partindo desse contexto, a Gincana teve como principais objetivos:
- Ampliar conhecimentos sobre temas atuais, chamando a atenção para os acontecimentos.
- Levar os alunos a reconhecerem a importância do trabalho em equipe e da cooperação, criando consciência de responsabilidade em cumprir tarefas.
- Estimular a criatividade para estabelecer estratégias que alcancem os objetivos desejados.
- Oferecer aos alunos a oportunidade de participar de um evento divertido, tornando a escola um ambiente mais atrativo e acolhedor.
- Desenvolver habilidades físicas e cognitivas através de atividades recreativas, esportivas, culturais e de raciocínio, que despertem o interesse dos alunos.
Para a coordenadora Nilcéia Souza, a Gincana foi um sucesso porque valorizou o trabalho coletivo, "que foi notado desde o planejamento da ação até sua realização na escola". A professora Eliane, por sua vez, destacou o estreitamento de vínculos porque "o clima foi de respeito e gerou a valorização das relações interpessoais".
Divididos em equipes, os alunos dos períodos matutino, vespertino e noturno participaram de diversas provas, como a da torcida, que verificou organização e criatividade, a de continuar a música, que abarcou agilidade e memorização, também a prova de estourar a bexiga, que envolveu atenção e esperteza, entre outras. O aluno Miguel, do 6º ano A, destacou a prova de perguntas e respostas, uma vez que, para ele, pode aprender sobre os grupos sanguíneos do corpo humano: "A Gincana permitiu que eu aprendesse muitos conhecimentos que eu vou levar para a vida, por exemplo, descobri que o sangue O- pode doar para todas as pessoas", salientou Miguel.
Assim, são diversas as aprendizagens propiciadas pela Gincana, tanto no que diz respeito a conhecimentos científicos quanto no que se refere a princípios morais, suscitando um resultado bastante positivo, o que motiva a equipe a cogitar em replicar a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário