sexta-feira, 27 de novembro de 2015

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


                                                                               Por Bruno Estevam Veloso Ferreira
Em comemoração ao dia da Consciência Negra, neste dia 20 de novembro aconteceu na E.E. Profª Anna Antonio um evento voltado à valorização da cultura africana no Brasil. O projeto tem por objetivo atender a Lei 10639/03 que tornou obrigatório o ensino de História e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas, além de visar à reflexão acerca do preconceito racial na sociedade atual.
O evento foi realizado no período matutino com abertura do culto à bandeira, um pequeno quis sobre a temática do dia com direito a premiação de gibis, aproveitando mais uma vez o incentivo à leitura. Depois, foram apresentadas danças de alunas da escola e um jogo de Capoeira envolvendo os presentes no evento.
Já no período vespertino foi apresentada uma sequência de vídeos, na qual era incluso a história de Zumbi de Palmares,  o processo de abolição da escravidão em fantoches, além de curtas metragens e as músicas: “Quem planta o preconceito” da banda Natiruts e “Racismo é burrice” de autoria de Gabriel o Pensador que tratam do repúdio ao preconceito racial.
A apresentação serviu de sensibilização para a próxima abordagem do evento que foi apresentar a cultura afro-brasileira através da dança representada pela música “Pérola Negra” coreografada e realizada pelas alunas do período matutino com a orientação do professor Erick de Educação Física. Também houve a participação do grupo de capoeira Aroeira que trouxe uma maior interação e assimilação pelos alunos sobre a importância da data.
O mesmo aconteceu no período noturno com a apresentação de um clip ressaltando a história de Zumbi dos Palmares. Na sequência, um jogral sobre os preconceitos vivenciados em nossa sociedade, leituras de frases contra o preconceito criadas pelos alunos e encerrando com a comemoração do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), onde foi explicada a origem da tradição americana em agradecimentos sobre as bênçãos recebidas durante o ano e encerrando com a música “Imagine” de John Lennon, em busca de um mundo melhor o que culminou com a partilha de alimentos trazidos pelos alunos.

O envolvimento e a colaboração da equipe escolar, bem como a interação dos alunos fizeram com que as atividades sobre o dia da Consciência Negra fossem um sucesso, pois proporcionaram aos alunos uma maior assimilação sobre a cultura afro-brasileira e uma reflexão sobre os malefícios do racismo, enfim, uma verdadeira aula de respeito ao próximo e as diferenças.

Turma da Capoeira com a Coordenadora Nilcéia Souza e o professor Bruno Estevam

Capoeira!


Turma toda admirando a capoeira!

Apresentação de dança

Apresentação de vídeos

Jogral

Partilha de alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário